A. l. 1.3 salto para a piscina
Título: Salto para a piscina
Objectivo:
• Estudar as características de um movimento de um corpo ao longo de um plano inclinado e as grandezas físicas que o influenciam; • Relacionar o valor da velocidade com que um corpo deixa um plano inclinado, a altura que se encontra do ponto de impacto, o alcance horizontal por ele atingido e o valor da velocidade com que chega ao ponto de impacto; • Utilizar as conclusões deste estudo para projectar um escorrega seguro;
Fundamento Teórico
Quando um corpo salta para uma piscina, descreve uma trajectória, identica a uma parábola. Começa por correr na prancha e na sua saída localiza-se a posição inical e assim a posição inicial é diferente de zero. Ao atingir a abcissa máxima, esta relaciona-se com a posição e velocidade inicial.
O movimento que se associa ao “salto para a piscina” é: - Movimento Rectilíneo Uniforme (M. R. U.). Direcção - horizontal. O valor da velocidade inicial mantém-se constante. - Movimento Rectilíneo Uniformemente Acelarado (M. R. U. A.). Direcção – vertical. O valor da acelaração mantém-se constante.
Questões pré-laboratoriais
1. O que significa dizer que um corpo é lançado horizontalmente?
Significa imprimir-lhe uma velocidade inicial na horizontal. Um lançamento na horizontal é uma sobreposição de dois movimentos, movimento uniforme, na direcção horizontal e movimento uniformemente variado, na direcção vertical.
2. Caracteriza o movimento anterior nas direcções horizontal e vertical, indicando como varia a velocidade segundo essas direcções.
O movimento na horizontal não tem aceleração, porque a força resultante não tem componente horizontal. Assim, o movimento é uniforme, não variando a componente da velocidade nesta direcção. Na direcção vertical há uma aceleração constante, igual à da gravidade, pelo que o movimento é uniformemente variado. A componente da velocidade nesta direcção varia linearmente com o tempo.
3.