A vivência do lazer na adolescência
O Lazer significa ser lícito, ser permitido e vem do latim ‘licere’. Geralmente é definido como uma série de atividades que pode ser praticada em meio ao tempo livre de cada um, ou seja, naquele momento em que não está trabalhando, ou em tarefas familiares, nem mesmo religiosas ou sociais, e que são capazes de proporcionar prazer.
Mas isso não significa dizer que não há uma relação com o lazer e o trabalho. Aí está a importância da atitude diante da ocupação, pois, dependendo da mesma, como por exemplo, se há deleite no que se faz, podemos considerar que, de certa forma, o trabalho está aliado ao lazer. Ou seja, o Lazer não pode ser meramente definido como algo impreterivelmente desvinculado do trabalho profissional ou de qualquer outra atividade do ser humano.
Além disso, o Lazer, segundo Nelson Carvalho Marcelino, pode dividir-se em seis esferas essenciais: interesses artísticos, intelectuais, físicos, manuais, turísticos e sociais.
2) Objetivos do Lazer
Um dos principais objetivos do lazer sem dúvida é despertar o potencial criativo das pessoas e incluí-las cultural e artisticamente. O que nos leva a pensar no Lazer como algo que interfere em muitos aspectos que constroem um ser humano. A diversão e descontração, também, tornam-se cada vez mais importantes no combate ao stress mental, físico e psicológico.
3) O Lazer na Atualidade
O Lazer pode ser proporcionado no próprio lar, com família e amigos, a exemplos temos o uso de jogos, internet e televisão. Outro tipo de Lazer é o que está ligado ao turismo, como viagens e passeios. Uma atividade que pode ser realizada em um tempo vago durante o trabalho para assistir televisão, conversar, também é um tipo de Lazer, também. Além desses, temos o “Lazer escolar” que acontece nos horário de intervalos, exposições ou aula de educação física que são realizados no âmbito escolar.
Apesar de esses tipos de Lazeres parecerem muito interessantes e excitantes, mas não é bem assim que as