A visão
A visão é um principais sentidos do ser humano. Todas as percepções são captadas pelo órgão visual; no estudo da visão pode-se considerar dois tipos de visão: a dinâmica e a estática.
A visão dinâmica é aquela que atua juntamente com o sistema muscular do globo ocular, responsável pela convergência binocular, acomodação, adaptação, etc.
A visão estática é aquela que se refere ao olho como único e exclusivamente um sistema óptico de refração.
Sabemos que a luz é composta de diversas cores, ou diversos comprimentos de onda. Por esse motivo, para haver cor é necessário haver luz, e vice-versa.
Óptica é a parte da física que estuda a energia radiante, ou mais em particular, a energia radiante em forma de luz.
A parte que se ocupa do estudo da acuidade visual, bem como dos elementos ópticos de correção, é chamada de Optometria.
O olho humano
O olho é o órgão responsável pelo sentido da visão. Encontrado em todos os animais vertebrados, ele é localizado em cavidades ósseas no crânio chamadas órbitas. Sua tarefa é converter as ondas de luz emitidas ou refletidas por objetos em impulsos elétricos, que serão enviados ao cérebro. Todas as informações fornecidas por este órgão fotorreceptor têm um papel dominante para a interpretação do mundo pelo ser humano.
O globo ocular, com cerca de 25 milímetros de diâmetro, é o responsável pela captação da luz refletida pelos objetos à nossa volta. Essa luz, atinge em primeiro lugar nossa córnea, que é um tecido transparente que cobre nossa íris como o vidro de um relógio. Em seu caminho, a luz agora passa através do humor aquoso, penetrando no globo ocular pela pupila, atingindo imediatamente o cristalino que funciona como uma lente de focalização, convergindo então os raios luminosos para um ponto focal sobre a retina. Na retina, mais de cem milhões de células fotossensíveis transformam a luz em impulsos eletroquímicos, que são enviados ao cérebro pelo nervo óptico. No cérebro, mais