A visão correta na contratação de pessoas!
Por: Beneditto Marques
Tempos atrás, visitando um cliente, deparei-me com uma situação incrível: sua empresa estava em vias de adquirir um novo servidor para seu setor de informática, mais “parrudo” e ágil, visando dar suporte ás atividades intrínsecas de suas operações de varejo, mas também atender as exigências atuais dos órgãos governamentais, principalmente voltados aos processos Fiscais e Tributários.
Era uma incontável lista de itens de checagens técnicas e de viabilidade comercial, de maneira que pudessem garantir á empresa sua melhor opção de aquisição, que se tornasse sua melhor solução. Além disso, estudava-se também, onde seria instalado fisicamente esse novo equipamento, providenciando uma cara mas eficiente infraestrutura para assegurar sua guarda, funcionamento e manutenção. Fiquei muito impressionado com a riqueza de detalhes pensados para garantir o projeto.
Dias após minha visita, recebi um telefonema desse mesmo cliente, queixando-se da falta de bons profissionais, principalmente os líderes ou gestores de sua organização, perguntando á seguir, se teria como ajudá-lo a solucionar essa deficiência em sua empresa. Marcamos uma nova visita para desenvolver o assunto e estudar a situação.
Após conhecer seu sistema de recrutamento e seleção de profissionais, extremamente simples, marquei um encontro com o empresário para pontuar algumas evidências e assim, encontrarmos o caminho para a solução de suas necessidades.
Nesse encontro com o empresário fizemos importantes observações comparativas entre seu processo de aquisição do equipamento de informática X seu processo de recrutamento e seleção de profissionais.
Ao contrário dos cuidados para definir rigorosamente a especificação técnica do equipamento de informática, no processo seletivo de profissionais só encontramos uma nomenclatura do cargo, mas não sua descrição técnica, principais habilidade e competências para executar a função e características