A visibilidade da participação brasileira nas olimpíadas sem a cobertura da rede globo
HABILITAÇÃO EM JORNALISMO
PROJETO DE PESQUISA PARA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
JUIZ DE FORA
ABRIL DE 2012
A VISIBILIDADE DA PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA NAS OLIMPÍADAS SEM A COBERTURA DA REDE GLOBO MICHELLE DA SILVA LUCIANO
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Projeto Experimental I, como requisito para elaboração da monografia ou projeto experimental de conclusão do curso de graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
JUIZ DE FORA
ABRIL DE 2012
SUMÁRIO
1- DELIMITAÇÃO E JUSTIFICATIVA DO TEMA
2- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3- OBJETIVOS
3.1- GERAL
3.2- ESPECÍFICO
4- METODOLOGIA
5- SUMÁRIO PRELIMINAR
6- CRONOGRAMA
7- REFERÊNCIAS PRELIMINARES
1- DELIMITAÇÃO E JUSTIFICATIVA DO TEMA
O esporte é capaz de despertar os mais loucos sentimentos em curto espaço de tempo, quebrar barreiras, deixar de lado as diferenças e unir povos em nome de uma paixão, torcer pelo seu time. De tempos em tempos essa paixão ganha um pouco mais de destaque e importância com grandes eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas. Países param para acompanhar seus atletas e se sentem realizados com suas conquistas, como se naquele momento nada mais importasse e a vitória fosse o suficiente.
No Brasil não é diferente. A torcida se envolve, se mobiliza, acorda de madrugada para acompanhar os jogos, enfeita as ruas, vai para a casa do vizinho, reúne a família, tudo é festa. Principalmente quando se trata de futebol, que é o esporte número um do torcedor brasileiro. Essa paixão se mistura com a história da ascensão do jornalismo esportivo, que tinha um espaço restrito nos veículos impressos até o início do século XX. Só em meados de 1920, com a popularização do futebol, que as notícias esportivas começaram a ter maior destaque.
O rádio marcou a história da imprensa