TGE CARITAS BRASILEIRA SÃO LUIS MARANHÃO ENTREVISTA RICARTE ALMEIDA SANTOS

5689 palavras 23 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CURSO DE DIREITO
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
Abrahão Alexandre Barros de Lima
Diego Bezerra de Sousa
Francilene de Almeida Santos
Isabela Cristina Castro de Oliveira

TEORIA GERAL DO ESTADO

São Luís
2014
Abrahão Alexandre Barros de Lima
Diego Bezerra de Sousa
Francilene de Almeida Santos
Isabela Cristina Castro de Oliveira

TEORIA GERAL DO ESTADO
Trabalho apresentado ao professor Francisco Araujo como forma de obtenção da Terceira nota na disciplina Teoria Geral do Estado

São Luís
2014
1 INTRODUÇÃO
Representando uma referência da ação católica na assistência aos pobres, eixo central de sua constituição e consolidação, a Cáritas Brasileira Regional do Maranhão se encontra assentada na temática da solidariedade. Ela tem por objetivo firmar a importância de atuar na perspectiva de defesa de direitos, promovendo o destaque de grupos e comunidades e desta forma construindo espaços de democracia participativa, de inclusão e transformação social.
Todas as ações realizadas pela Cáritas Brasileira Regional do Maranhão têm sempre o mesmo objetivo, ou seja, o de construir uma sociedade democrática, justa e solidária. Tais ações têm contribuído para as reflexões e lutas em defesa dos Direitos Humanos no estado e para os problemas da atuação do Poder Judiciário.
Dentro da categorização elaborada por Lúcia, o nosso tema se encaixa no canal organizacional, pois se trata de uma organização não-governamental, elaborando, discutindo e executando políticas públicas. No canal organização reside a sociedade civil, os movimentos sociais, as subculturas políticas e experiências como o orçamento participativo. Dentro do canal organizacional, o objetivo da Cáritas Brasileira Regional do Maranhão mostrou-se válido para o processo de ampliação e inclusão da cidadania, constituindo assim uma participação mais efetiva da sociedade.
A entidade tem por

Relacionados