A violencia no desporto
2013/2014
Educação Física
Violência no Desporto
Professor: Nuno Soares
Trabalho elaborado por:
Ana Rita Coelho nº1
Catarina Moreira nº4
Diana Costa nº7
Helena Machado nº10
12ºS
Índice
1. Introdução
No âmbito da disciplina de Educação-Física será elaborado um trabalho sobre “Violência no Desporto”.
No dia-a-dia, existe a necessidade de atingir o sucesso de algum modo, o que várias vezes provoca o aumento da violência, sendo um problema que se tem vindo a agravar em todos os desportos, verificando-se situações violentas em desportos em todo o mundo.
2. Violência no desporto
A violência é um instinto natural do Homem. Por muito que este se esconda por detrás de sorrisos, emblemas, roupas caras e boas maneiras, acaba sempre por, em situações de maior pressão, despontar e de se libertar com grande agressividade.
Este é um problema que, infelizmente, se tem vindo a agravar progressivamente em Portugal e no mundo, um pouco por todos os desportos.
Tal facto faz com que o desporto, que deveria ser um ato amigável de competição, perca esse seu estatuto e a sua credibilidade.
Esta situação assemelha-se a uma epidemia, pois espalhou-se pelo mundo a uma velocidade surpreendentemente rápida.
A dura verdade é que o desporto está cada vez mais violento, e esta tendência só poderá ser travada se for combatida por todos. Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. Invade a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo a vida de outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado.
Mas não é apenas a nível pessoal que se dá um determinado ato de violência. Assim, temos que no desporto a violência é muito mais usual do que poderíamos desejar. Não só a violência que parte de um jogador em relação a um colega de equipa, mas também em relação a treinadores ou a claques e até mesmo a pessoas que, aparentemente, se encontram fora de todo este