A Vinda da Família Real ao Brasil em 1808
OS PORTUGUESES AQUI CHEGARAM. O QUE ELES ENCONTRARAM?
Sofia, Eduarda da Fonseca e Mayara
Disciplina de História
Turma 106
A Vinda da Família Real ao Brasil em 1808
No início do século XIX, a Europa estava agitada pelas guerras. Inglaterra e França disputavam a liderança no continente europeu. Em 1806, Napoleão Bonaparte, imperador da França, decretou o Bloqueio Continental, proibindo que qualquer país aliado ou ocupado pelas forças francesas fizesse comércio com a Inglaterra.
O objetivo do bloqueio era arruinar a economia inglesa. Que não obedecesse, seria invadido pelo exército francês.
D. João VI, o príncipe regente, não podia cumprir as ordens de Napoleão, pois tinha uma longa relação comercial com a Inglaterra, mas também temia o exército francês. D. João aceitou o Bloqueio, mas continuou o comércio com a Inglaterra. Napoleão descobriu e determinou a invasão de Portugal em novembro de 1807. Sem condições de enfrentar e resistir ao exército francês, D. João e a corte portuguesa fugiram para o Brasil, sob proteção da marinha Inglesa.
Os Portugueses aqui chegaram. O que eles encontraram?
Após 54 dias de viagem, a esquadra portuguesa chegou ao porto de Salvador na Bahia em 22 de janeiro de 1808. Eles encontraram uma cidade desavisada de sua chegada. A notícia tinha chegado há duas semanas no Brasil, mas nem todos sabiam, pois a rede de comunicação da época era baseada nos fortes, vilas e faróis costeiros usados para transmitir informações urgentes e muitos importantes. Os governadores e capitães-gerais das províncias deviam alertar seus vizinhos. Ao receber uma informação, deviam passar para frente de forma mais rápida possível. Mas o problema era que as informações viajavam lentamente, por isso nem todos estavam avisados sobre a chegada da família real. A festa de recepção ficou para o dia seguinte.
Exausta pela travessia do oceano, a família real dormiu mais uma noite a bordo dos navios. D. João