A Vigilância Epidemiológica
Funciona a partir da coleta de dados e organização de sistemas de informação, estabelecendo uma base que qualifica e dá suporte à implementação de ações que visam o planejamento, descrição, investigação, avaliação dos serviços de saúde disponibilizados e a elaboração de estratégias.
Suas aplicações variam desde a descrição das condições de saúde da população, da investigação dos fatores determinantes de doenças, da avaliação do impacto das ações para alterar a situação de saúde até a avaliação da utilização dos serviços de saúde, incluindo custos de assistência.
A epidemiologia contribui para melhorar o entendimento de saúde da população, conhecendo seus fatores determinantes e provendo subsídios para a prevenção das doenças. O sistema de informação é crucial para uma resposta imediata e efetiva quando se antecipa à possibilidade de um problema de saúde pública, podendo até identificar as alterações na natureza ou na extensão desses problemas.
As estratégias de prevenção e programas de controle são resultado da coleta de informações, dessa maneira, é possível orientar e melhorar o atendimento nas unidades de saúde. As condutas de vigilância e controle são formadas a partir de cada situação analisada, podendo haver diferenças entre as estratégias utilizadas, com roteiros específicos.Em Fortaleza, a Célula de Vigilância Epidemiológica (CEVEPI) é responsável por organizar um sistema efetivo de busca ativa e de coleta de informação, que possibilita a implantação de uma unidade de respostas rápidas, para problemas prioritários e que exigem intervenção imediata, visando a prevenção e o controle dos agravos.
Organiza também um sistema em tempo real, de notificação de agravos e óbitos,