A vida e a obra de Vigotski
1. A VIDA E A OBRA DE VYGOTSKY.
Lev Semencovich Vygotsky, nasceu na cidade de Orsha, próxima a Mensk, capital de Bielaus, em 17 de novembro de 1896, era membro de uma família judia, tinha oito irmãos, seu pai era chefe de departamento de um banco, sua mãe, professora, mas não exercia o ofício. Sua família tinha uma situação econômica confortável, podendo oferecer aos filhos uma boa formação, devido aos estímulos intelectuais oferecidos, a maior parte da educação foi realizada em casa, regressando apenas aos 15 anos num colégio privado. Formou-se em direito, freqüentou o curso de história e filosofia, porém aprofundou-se em psicologia, filosofia e literatura, o que deu grande ênfase em sua vida profissional. (OLIVEIRA, 1997 p. 18).
Criou ainda um laboratório de psicologia na escola de formação de professores de Gomel e participou da criação do Instituto de Deficiências. Fazia parte de vários grupos de estudo, fundou uma editora e uma revista literária, suas obras Pensamentos e Linguagem, A Formação Social da Mente, Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem, A História do Comportamento, A Construção do Pensamento, e etc. (OLIVEIRA, 1997 p. 20).
Casou-se em 1924 com Rosa Smekhova, com quem teve duas filhas. Desde 1920 conviveu com a tuberculose, doença que o levou a morte em 1934. Para ele, a área da pedagogia era uma ciência básica do desenvolvimento humano, por ser um teórico que nasceu no século passado e viveu até a década de 30, viveu uma situação social, política e científica diferente da nossa, caracterizada principalmente por um momento histórico de pós-revolução na Russia, por isso a definição da tarefa intelectual a que se dedicou. (OLIVEIRA, 1997 p. 20).
Vygotsky e seus colaboradores queriam reunir num mesmo modelo explicativo, tanto os mecanismos cerebrais subjacentes ao funcionamento psicológico, como o desenvolvimento da espécie humana. Esse objetivo teórico implicava uma abordagem qualitativa, interdisciplinar e