A vida e obra de Marx
KARL Heinrich MARX (1818 – 1883)
VIDA E OBRA
Karl Marx nasceu de uma família de pequena burguesia alemã – o pai era advogado –, uma espécie de “classe média alta” atual. Estudou em universidades e viveu como um jovem de “elite” até tomar contato com idéias radicais. Pouco depois, nos anos 1840, ele virou comunista.
Karl Marx foi um filósofo, economista e sociólogo alemão, doutorado em Direito.
As ideias de Marx foram tão controversas quanto influentes.
Em razão de suas atividades políticas radicais, acabou expulso da Alemanha; depois de viver um tempo em Paris, fixou-se em Londres, onde podia ver de perto a situação dos trabalhadores das fábricas e onde encontrava abundante material de pesquisa nas bibliotecas e museus. Morou nessa cidade até o fim da vida. Obras principais: * O Manifesto Comunista (com Engels em 1847/1848): “Trabalhadores do mundo, uni-vos, vós não tendes nada a perder a não ser vossos grilhões”. (chavão universal). Embora o texto tenha sido escrito quando Marx e Engels eram muito moços, e seja considerado um documento de propaganda política, alguns aspectos centrais do pensamento de Marx já estão ali presentes. Há uma frase que costuma ser citada com grande frequência: “Toda a história até os nossos dias é a história da luta de classes”.
* O Capital (sua maior obra, em 1867) e depois várias obras de política, economia, etc, complementando seu pensamento sintetizado em O Capital.
A SOCIOLOGIA DO CONFLITO (LUTA DE CLASSES): UTOPIA E CIÊNCIA Marx vê a sociedade - e também a natureza – como uma composição entre o novo e o velho, entre forças contrárias que se complementam e cooperam umas com as outras, mas também se enfrentam. Esse embate provoca inevitavelmente uma série de mudanças sociais. Para Marx, a história da humanidade é a história desse embate constante entre o velho e o novo, entre os interesses dos que já foram e dos que ainda estão por vir. Para Karl Marx, a