A Vida e as Obras de Frederick Winslow Taylor
Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.
Taylor (1856-1915 ), o fundador da Administração Científica, nasceu em Filadelfia nos Estados Unidos. Veio de uma família com principios rigidos e foi educado em uma mentalidade de disciplina, devoção ao trabalho e poupança, viajando pela Europa estudou na França e na Alemanha. Seu pai, Franklin Taylor era um advogado bem sucedido formado em Princeton e sua mãe, Emily Annete Winslow, era uma ardorosa feminista e importante ministra dos Quakers (fundação de cunho religioso e tradição protestante criada em 1652 pelo inglês George Fox com objetivos pacifistas e abolicionistas), grupo do qual a família Taylor era importante membro.
Em 1872 ele ingressa na Academia Philips Exeter em New Hampshire com o intuito de se preparar para a universidade. Ao se formar ele é aceito no curso de Direito em Harvard, porém decide seguir outra carreira.
Iniciou sua carreira como aprendiz em uma indústria, a Enterprise Hydraulic Works onde permanece até 1878 quando vai para a Midvale Steel Works especializada na construção de máquinas., passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro, quando se formou pelo Stevens Institute.
Aos 27 anos, em 1883, Taylor se forma no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica. Foi nessa época que ele desenvolveu uma série de dispositivos para o corte de metais. No ano seguinte, em 3 de maio de 1884, Taylor se casa com Louise M. Spooner.
De 1890 a 1893, Taylor trabalhou como gerente geral e engenheiro consultor na Manufacturing Investment Company, Filadélfia onde teve a oportunidade que precisava para testar suas teorias. Em 1883 Taylor deixa a companhia para abrir seu próprio negócio como consultor