A vida Saussuriana
Segundo Saussure a linguagem tem como objetivo fazer com que o ser humano possa distinguir as formas de comunicação, produzindo os próprios sentidos. A linguagem reproduz todas as formas de comunicação incluindo as verbais (fala, escrita, imagens) e não-verbais (signos). A língua produção de signos linguísticos dentro de um sistema organizado. Fala é a utilização oral da língua pelos indivíduos, é um ato individual, pois cada indivíduo para se expressar pode escolher os elementos da língua na qual seja conveniente para determinada situação.
O autor relaciona seis escolhas saussurianas e as consequentes exclusões, que são questões deixadas de lado por Saussure ao propor o campo de estudos da Linguística. Com base no que temos discutido durante as nossas aulas e em suas leituras anteriores, explique duas dessas escolhas e as suas exclusões.
Escolha: “a proposição de um sistema de signos assentado nas relações internas que essas unidades básicas da língua manteriam no interior desse sistema, recurso por meio do qual os signos ganhariam um valor em função das suas relações internas ao sistema;” (CORRÊA, 2002, pg.25). O valor das palavras não dar-se a partir de qualquer contexto. Cada sociedade convenciona o seu signo linguísticos sendo assim os valores são relativos uns aos outros. Os signos linguísticos só possuirá valor dentro do sistema em plano interno, desempenhando o papel funcionamento do conjunto. Exclusões: “a desconsideração de fatores de ordem externa, atuantes nas relações internas dos signos, cuja ação, se considera, poderia ruir a ideia de autonomia do sistema;” (CORRÊA, 2002, pg.25). Os fatores externos são excluídos, pois se pudessem alterar o valor do signo linguístico mudaria também suas convenções seu sistema e sua organização dentro do sistema.
Escolha: “a proposição de uma disciplina cientifica – uma linguística interna -, em que se poderia