A VIDA NA ESCOLA E A ESCOLA DA VIDA 1
Cap. 1 Ninguém esta contente com a escola
Todo mundo vive se queixando da escola. Mas cada um, pensa que o culpado desse mau funcionamento são sempre os outros. Não se entende nem se chega a raiz do problema.
1.2 Os pais estão preocupados e insatisfeitos
Os pais estão muitos preocupados nem todos os filhos conseguem ter vaga na escola e , mesmo os que conseguem,logo de cara começam a ter resultados muito ruins.Para a maioria,os responsáveis pelos maus resultados obtidos por seus filhos sai as próprias crianças ou então os professores. Os pais se sentem meios culpados porque não são capazes de ajuda os filhos como gostariam nos deveres de casa e na preparação dos exames.
1.3Os professores se sentem cansados e frustrados
Os professores por sua vez se sentem sobrecarregados e desvalorizados e m seu trabalho. Alem do descontentamento com salários irrisórios que recebem e que não lhes permitem viver dignamente.Os professores ao perceber a dificuldade da criança para seguir o programa e também sua mal preparação para esse trabalho,assim muitos se desinteressam da sorte de seus alunos.
1.4 Os alunos sentem que a escola não foi feita para eles
A escola não tem nada que ver com sua vida de todo dia,dentro dela não há lugar para seus problemas e preocupações. Pouco a pouco eles, vão perdendo as motivações para continua se sentem realmente incapazes de aprender e vão se resignando a um fracasso que vai marear o resto de suas vidas.
Cap.2 As expectativas,promessas e realidades da escola
2.1 A escola e vista como uma escada que permite a gente subir na vida
Ninguém esta contente com a escola que esta ai mas todo mundo sonha com outra uma escola que funcione bem e que cumpra seu papel.Essa expectativa em relação ao que a escola pode e deve fazer e ainda mais forte nas camadas sociais mais pobres. O sucesso nos estudos seria a grande oportunidade oferecida a todos para compensar as desigualdades de dinheiro,de importância