A VIDA DE SOCRATES
.
Nascido em 469 a.C. nas planícies do monte Lica beto, próximo a Atenas, Sócrates vinha de família humilde e durante a infância ajudou o pai no ofício de escultor. Logo sua vocação falou mais alto e partiu para aprender filosofia, sendo discípulo dos filósofos Anaxágoras e Arquelau.
Insatisfeito com as limitações do pensamento filosófico que era expresso em sua época, decidiu descobrir um novo modo de conhecimento.
Sócrates decidiu encontrar em Atenas alguém que fosse mais sábio que ele próprio, mas, dialogando com as pessoas famosas pela inteligência e sabedoria, em algum momento da conversa, Sócrates logo percebia falseamentos e contradições.
Sócrates ia demolindo os argumentos um a um, de modo que seu oponente ficava frequentemente sem respostas.
Na verdade, esse método provocador de Sócrates obedecia a um princípio filosófico justificável. Para ele, a grande confusão reinante no mundo humano — e que levava os sofistas a concluir que “não há certezas, apenas convenções” — baseava-se no fato de que as pessoas, mesmo os tidos sábios, não raciocinavam com o devido cuidado sobre si mesmos, suas opiniões, valores e ações, tomando como óbvio coisas que deveriam sempre ser questionadas até o entendimento completo.
Em seus diálogos — Sócrates buscava o esclarecimento dos conceitos mais básicos.
Em razão de sua maneira irresistivelmente provocadora de conversar e ao seu carisma pessoal, Sócrates se tornou figura muito popular em Atenas, atraindo igualmente discípulos adoradores e inimigos invejosos. Era sempre rodeado de curiosos.
Sócrates lutou como soldado na Guerra do Peloponeso (entre Atenas e Esparta) e, segundo consta, demonstrou grande bravura em combate. Em um episódio, carregou um companheiro ferido em meio ao ataque das tropas inimigas.
Politicamente, embora não demonstrasse preferências, Sócrates era tido