A vida como ela é
SELEÇÃO PÚBLICA DE PROJETOS DE ENTIDADES
COMARCA DE ITUIUTABA
Nº / ANO DA PROPOSTA:
DADOS DO CONCEDENTE
OBJETO:
Aquisição de veículo para atender às demandas de um Programa de Diagnóstico do Patrimônio Cultural Material, no município de Ituiutaba.
FINALIDADE:
Esta é uma iniciativa que se sustenta numa percepção ampla da noção de cultura, compreendida como a produção de símbolos e práticas que tornam a vida social compreensível e fundamentam a ação social. Na sua dimensão simbólica, a cultura pode ser entendia como as formas de pensamento que organizam e dão ordem ao mundo, isto é, como conjunto de representações que dão sentido à vida social. A cultura como prática, por sua vez, compreende os rituais e as ações cotidianas em que as representações sociais orientam a ação social, por um lado, mas também são situações sociais em que os símbolos são constantemente redefinidos (CHARTIER, 1990).
Tem-se, portanto, como finalidade promover a detecção, caracterização e valoração do patrimônio arqueológico presente nas diferentes regiões do município, especialmente faixas de terreno a serem diretamente afetados pelo empreendimento da PCH Cutia Alto.
TIPO DE ATIVIDADE A SER DESENVOLVIDA
Tendo em vista tais informações, a potencialidade arqueológica da região pode girar em torno das diferentes ocupações na longa duração, e a relação das populações com o rio Tijuco. Acredita-se que as expressões materiais resultantes destes contextos e destas atividades estão intrinsecamente relacionadas ao saber fazer e adaptações das sociedades, no que concerne a exploração dos recursos onde estão inseridos. Razão pela qual, por intermédio de trabalhos de pesquisa, inclusive a campo, e com ações de educação patrimonial – apresentações teatrais e contação de histórias totalmente gratuitas e abertas à população, pretende-se:
1. Detectar e caracterizar os sítios arqueológicos existentes;
2. Realizar trabalhos de campo,