A VI VA DE NAIM E A RESSUREI O DE SEU FILHO NICO
1018 palavras
5 páginas
A VIÚVA DE NAIM E A RESSUREIÇÃO DE SEU FILHO ÚNICO Lc 7.11-17 0063Jesus não fez acepção de pessoas, ele curou o servo do centurião, e ressuscitou o filho de uma viúva. Jesus é bom para todas as classes de pessoas: servo, centurião, anciãos e viúvas. A maioria das pessoas que Jesus abençoou não tinha nome, como a mulher adúltera e o homem do tanque de Betesda.
O Senhor compadece-se não apenas de uma pessoa cuja grande fé é admirável, mas também demonstra sua compaixão quando o lamento na miséria fez desaparecer qualquer vestígio de fé.
Jesus nunca andava só. A multidão queria o seu pão, mas os discípulos podiam jejuar com ele. A multidão nunca nos segue para sempre, mas os discípulos sempre estarão ali, porque o discípulo ama, a multidão admira. Jesus não fazia admiradores, mas discípulos.
Naim ficava 50 km a sudoeste de Cafarnaum. Talvez fosse necessária uma caminhada de dois dias para chegar de Cafarnaum até Naim. O nome dessa localidade significa “a encantadora” ou, segundo o Talmude, “a agradável”.
Para chegar àquela cidade, Jesus passa em frente ao cemitério (os judeus não permitiam o sepultamento de seus mortos dentro da cidade (entre os vivos) - somente podiam ser enterrados fora dos muros de suas localidades.) e lá estavam os coveiros abrindo a cova para enterrar o sonho da viúva.
Lc 7.12 E quando chegou perto da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, e ela era viúva; e uma grande multidão da cidade estava com ela.
A viúva só tinha a multidão. Um pregador que tem multidão de admiradores, e não tem discípulos, tem tudo para ser um charlatão, e é como aquela viúva: leva o filho morto no esquife, com uma multidão que apenas sabe chorar.
Duas multidões estavam prestes a se encontrar de Isaias 61.3
Uma tinha ornamento; a outra tinha cinza. Uma tinha óleo de alegria, a outra tinha tristeza. Uma tinha veste de louvor, a outra tinha espírito angustiado.
Em termos espirituais, cada um de nós se encontra em um desses dois grupos. Se