LUIZ GONZAGA vida e obra
Luiz Gonzaga: patrimônio vivo na memória do povo brasileiro
Fundarpe
Essa publicação foi produzida por profissionais da Diretoria de Preservação Cultural da Fundarpe sobre a vida e a obra do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga do Nascimento.
Em 2009, os espaços de origem e memória de Luiz Gonzaga, localizados no Parque Aza Branca em Exu estão tombados pela Fundarpe, no intuito de preservar este patrimônio.
Ótima iniciativa! Avivar na memória das pessoas, esse brilhante cantor nordestino, O Luiz Gonzaga! Artista este que, nunca perdeu sua origem, simplicidade...! um dos maiores cantores sertanejos e pernambucanos que o Brasil já conheceu!
Patrimônio do Luiz, em Exú-PE
Um pouquinho da sua biografia: Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989), compositor popular brasileiro, conhecido como o "rei do baião".
Nasceu na fazenda Caiçara, no sopé da Serra do Araripe, na zona rural de Exu, sertão de Pernambuco. O lugar seria revivido anos mais tarde em "Pé de Serra", uma de suas primeiras composições. Seu pai, Januário, trabalhava na roça, num latifúndio, e nas horas vagas tocava acordeão (também consertava o instrumento).
Foi com ele que Luiz Gonzaga aprendeu a tocá-lo. Não era nem adolescente ainda, quando passou a se apresentar em bailes, forrós e feiras, de início acompanhando seu pai. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens mesmo seguindo carreira musical no sul do Brasil. O gênero musical que o consagrou foi o baião. A canção emblemática de sua carreira foi Asa Branca, que compôs em 1947, em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira.
Antes dos dezoito anos, ele se apaixonou por Nazarena, uma moça da região e, repelido pelo pai dela, o coronel Raimundo Deolindo, ameaçou-o de morte. Januário e Santana lhe deram uma surra por isso. Revoltado, Luiz Gonzaga fugiu de casa e ingressou no exército em Crato, Ceará. A partir dali,