OMovimentoHipHopdosguetosparaomundo

1324 palavras 6 páginas
O MOVIMENTO HIP HOP: DOS GUETOS PARA O MUNDO

INTRODUÇÃO
O movimento Hip Hop e seus elementos, tem se propagado pelos meios de comunicação cada dia com mais força e evidência. Atualmente, deixando de ser algo descriminável para ser símbolo de status. No entanto, diferente do que a mídia intitula, o Hip Hop não é um estilo de dança, um estilo musical, uma moda, ou até mesmo um estilo de vida, seu significado vai muito além disso tudo. Mas a sociedade capitalista insiste em apresenta­lo como uma “modinha”, ASSUMPÇÃO (2002) diz que somos dominados e comandados por uma engrenagem capitalista, que nos sugere a cada minuto como devemos nos vestir, morar, trabalhar e até nos mover. Baseados nisso, apresentaremos o significado genuíno desse movimento que mobilizou milhares de jovens do mundo inteiro e ainda continua servindo de referência para muitos, mostrando sua origem e progressão no decorrer dos anos. Com tudo, trazendo o enfoque para o Break Dance , um dos elementos do Hip Hop, que incentivou, a princípio os Nova Iorquinos, porém atingiu uma escala global usando a dança como maneira para se expressar e requerer o direito do negro e do pobre na sociedade capitalista e racista em que vivemos. 1 O MOVIMENTO HIP HOP
Para entender o verdadeiro significado desse movimento, a princípio usamos como base um trecho do “Livro Vermelho do Hip Hop” PIMENTEL.
Gente pobre, com empregos mal remunerados, baixa escolaridade, pele escura. Jovens pelas ruas, desocupados, abandonaram a escola por não verem o porquê de aprender sobre democracia e liberdade se vivem apanhando da polícia e sendo descriminados no mercado de trabalho... Alguns, revoltados ou acovardados, partem para a violência, o crime, o álcool, as drogas; muitos buscam na religião a esperança para suportar o dia a dia; outros ouvem música, dançam, desenham nas paredes.
Por incrível que pareça, não é o Brasil. Falamos dos guetos negros de Nova York nos

Relacionados