A verdadeira historia
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 152
Classificação: 5/5 estrelas Compre em oferta!
Em A Revolução dos Bichos, os animais de uma grande fazenda são mal pagos e estão insatisfeitos com suas condições de trabalho e sobrevivência. Um porco, o Velho Major, tem um sonho onde os animais seriam todos iguais uns aos outros, e coube a Bola de Neve, outro porco, tornar esse sonho realidade.
E quando o sonho finalmente ganha vida, tudo são flores, até que o porco Napoleão decide que é hora de fazer as coisas de seu jeito. Com a ajuda do porco Garganta, Napoleão pouco a pouco e com jeitinho ganha o apoio da maioria, e com o poder vem o abuso. Em uma trama que mescla hipocrisia, idealismo e opressão, Orwell escreveu uma fábula que, apesar de terem se passado mais de meio século desde sua publicação, ainda hoje pode ser comparada à várias ditaduras pelo mundo.
Eu sou muito suspeita para falar desse livro. Se eu tenho um amor platônico, esse é George Orwell. O cara simplesmente tem o dom de brincar com o leitor. De uma página para outra, ele pode me fazer rir, ficar com raiva, me enganar, e até acreditar no impossível. Eu não tenho palavras para descrever sua escrita, mas se você gosta de boa literatura, dê uma chance a esse autor.
Em A Revolução dos Bichos, o autor tira a venda dos olhos do leitor ao mostrar como, muitas vezes, um grande ideal pode acabar em um sistema tão, ou mais, opressor quanto o vigente anteriormente. É mais uma vez o autor trabalhando para alardear que moldar nossas crenças pode ser fácil e isso está sempre a um passo de acontecer, seja através de uma voz religiosa ou na busca por uma utopia.
Esqueça tudo o que você sabe sobre distopia, Orwell deu um novo significado a palavra. Esse livro é maravilhoso e não vai ser eu que vou criticar negativamente essa obra. A onda de distopias passou para dar lugar aos livros eróticos, mas nunca é tarde para ler A Revolução dos Bichos e se impressionar com o poder da escrita