A Velha Pasta de Cabedal
Disciplina: Literatura Portuguesa
Aluno: Rafael Tardego
Nº: 29
Turma: 10ºA
Biografia do autor
Ernesto Nunes é natural de Tomar e nasceu a 14 de novembro de 1928, mas há mais de 30 anos que reside em Coimbra cidade onde constituiu família e exerceu praticamente toda a sua atividade profissional: Contabilista.
Nos últimos anos participou em vários Jogos Florais e Concursos Literários realizados por todo o país, sendo em numero de algumas dezenas os prémios com que ate hoje foi galardoado, quer em poesia (quadra popular, soneto, poesia humorística ou livre, etc.) quer em prosa (conto).
E ainda grande apaixonado por palavras cruzadas, passatempos e charadismo em geral, de cujas matérias é, há anos, colaborador permanente do semanário Domingo e Diário de Coimbra.
Obra estudada
A obra “Os Caminhos da Vida” é o primeiro trabalho do autor que, por já não ser um jovem, reflete naturalmente nas suas páginas um pouco da vida por si conhecida – vida repleta de grandezas e misérias, amores e ódios, contrastes e surpresas.
Dos vinte e sete pequenos contos, salientam-se doze que foram distinguidos em Jogos Florais ou outros certames literários. (Por exemplo: “Na Sala de Aula”, “A Velha Pasta de Cabedal”, “A Libertação”, etc.
Introdução do Trabalho
Neste trabalho, vou apresentar a transformação de um dos contos do livro que li, em um texto dramático.
Esse conto intitula-se de “A Velha Pasta de Cabedal”.
“A Velha Pasta de Cabedal” Ato I – Cena Única
(No quarto, estavam já deitados o João e a Joana quando ela se dirige a ele com ar de preocupação.)
Joana - O que é que tu tens, João? Estás inquieto, não há maneira de adormeceres, não descansas, nem me deixas descansar a mim... Ao jantar quase nem comeste, sempre pensativo... Qual é o problema, diz lá homem?
(Entretanto, no escuro do quarto, ela encostava-se mais a ele, começando a acariciá-lo suavemente, quando ele responde de