a vegeta o do deserto texto
As vegetações do deserto têm raízes subterrâneas e caules que acumulam água. A paisagem dos desertos é marcada por uma vegetação herbácea, pequenos arbustos e cactos. Esse tipo de vetação está adaptado para reduzir a evaporação da água e para armazenar água em seu caule. Essas características preservam as folhas das plantas, e garantem a respiração vegetal e a fotossíntesse.
Os desertos têm plantas adaptadas para sobreviver em condições extremas, como as xerófitas, categoria dos cactos; e as pratófitas, que são plantas de raízes longas que se adaptaram para sobreviver no deserto.
As vegetações que vivem melhor nas condições extremas dos desertos são os cactos, os aloes e os agaves.
A maioria das plantas do deserto são tolerantes à seca e à salinidade, tais como as xerófitas. Algumas armazenam água em suas folhas, raízes e caules. Outras plantas do deserto têm longas raízes que penetram até o lençol freático, firmam o solo e evitam a erosão. Os caules e folhas de algumas plantas reduzem a velocidade superficial dos ventos que carregam areia, protegendo assim o solo da erosão.
Os desertos normalmente têm uma cobertura vegetal esparsa porém muito diversificada. O deserto de Sonora, no sudoeste americano, tem a vegetação desértica mais complexa da Terra. O gigantesco cactus saguaro fornece ninhos às aves do deserto e funciona como "árvore". O saguaro cresce lentamente mas pode viver duzentos anos. Aos nove anos, ele tem cerca de quinze centímetros de altura. Aos 75 anos, o cactus desenvolve seus primeiros ramos. Quando totalmente adulto, o saguaro chega a quinze metros de altura e pesa quase 10 toneladas. Eles povoam o deserto de Sonora e reforçam a impressão de que os