A valorização dos Indigena
Desde a época do descobrimento do Brasil, os índios tiveram o seu papel na construção da identidade nacional do país. Por exemplo, na época do Romantismo, além das paisagens naturais, o índio foi usado como símbolo nacional.
Com isso, por que os índios são tão pouco valorizados em nosso país? Como muito se sabe, os indígenas possuam rituais e costumes que já foram absorvidos pela população, como por exemplo, a pintura do corpo com fins artísticos e culturais.
Além disso, vale ressaltar que um dos principais impasses para a convivência harmônica entre os índios e o resto da população diz respeito aos problemas na demarcação de terras indígenas. Muitos latifundiários e membros das elites disputem e costumam invadir as terras indígenas para enriquecer e desfrutar dessas terras.
No entanto, vale acrescentar que a Constituição de 1988, A cidadã, valorizou os indos com a demarcação de suas terras.
Em uma proposta de intervenção, poderia se abordar a necessidade das escolas de se valorizar o ensino da cultura indígena a seus alunos. Para isso, no ensino fundamental, poderia ser criada alguma matéria que trouxesse aos jovens a importância que os índios tiveram e têm no nosso dia a dia. Além disso, podem-se criar outros mecanismos pautados na lei que defendam esse grupo, como o que ocorreu na constituição de 1988.
O uso do esporte como meio de ascensão e inclusão social;
A prática esportiva é, de fato, uma saída para que algumas pessoas, antes marginalizadas e excluídas socialmente, possam adquirir um espaço mais digno na sociedade. Esse mecanismo de ascensão social é extremamente promovido pelo esporte.
Outro ponto legal a se destacar é como a o a prática esportiva frequente auxilia o bem-estar das pessoas, que se sentem mais saudáveis e, ao mesmo, tempo, com mais energia. O esporte é, de fato, uma espécie de regeneração e renovação diária dos indivíduos. Além disso, você pode destacar como a prática de esportes