a utilização do petróleo
WESLEY RIBEIRO
RAYANE SANTOS
TRABALHO DE GEOGRAFIA
TRABALHO REALIZADO PARA OBTENÇÃO DE
NOTA PARCIAL EM GEOGRAFIA, NO 2º ANO “E”,
ORIENTADO PELO PROFESSOR:
CLEBER VERÇOSA
Snowden foi herói ao revelar espionagem, diz jornalista.
O jornalista Glenn Greenwald disse nesta terça-feira (6), em audiência conjunta das comissões de relações exteriores da Câmara e do Senado, que considera Edward Snowden um herói e que a atitude dele tem servido de exemplo para a juventude.
Snowden era técnico da NSA, a agência de segurança americana, e revelou ao jornal "The Guardian", onde Greenwald é colunista, o escândalo de espionagem do governo americano.
AUDIÊNCIA NO SENADO
Desde então, o ex-técnico é procurado pelo governo dos EUA. Snowden encontra-se agora em Moscou, na Rússia, com status de "refugiado". Os Estados Unidos negociam com o governo russo sua extradição.
"Snowden sabia do sacrifício [pessoal] ao revelar os dados, mas disse que não poderia ficar quieto. Ele sabia exatamente os riscos que estava correndo, para mim essa é a definição do herói", afirmou.
"O exemplo dele vai ter um impacto muito grande talvez maior do que os artigos que estamos publicando", disse, acrescentando que, por onde passa para comentar o caso, o jornalista percebe uma mudança no comportamento dos jovens.
O jornalista contou que tem mantido contato frequente com Snowden. "Estou falando com Snowden regularmente, quase todo dia." Os dois conversam pela internet por meio de um sistema com criptografia para garantir a segurança e o sigilo do conteúdo trocado.
Indagado se Snowden tem medo de ser morto, respondeu que o ex-técnico "não tem medo de nada". "A única coisa de que ele teve medo no começo é que ele iria se sacrificar para divulgar essa informação e o mundo vai reagir sem dar a devida importância, mas agora ele está vendo que gerou um debate muito sério", afirmou.
"Ele sabe que existem riscos grandes, mas