A utilização do entulho como agregado para o concreto
Resumo
Realizou-se um estudo com o objetivo de analisar a reciclagem da parte mineral do entulho, utilizando-a como agregado na confecção do concreto. Com o objetivo de maximizar os recursos desse resíduo e empregar sobre ele o mínimo de energia possível, nenhuma parte de sua composição mineral foi retirada. Isso foi possível, devido à metodologia utilizada de não definir previamente nenhuma aplicação para o concreto produzido. Somente após os resultados é que se analisou as possibilidades de uso do produto obtido. O resíduo utilizado, proveniente de uma usina de reciclagem de entulho, foi estudado granulométrica e qualitativamente. Com esse material, produziu-se concreto em diferentes traços e relações água/ cimento, que foi ensaiado à compressão simples, à abrasão e à permeabilidade, em idades distintas. Os testes mostraram que, à medida que se diminuiu o consumo do cimento, a resistência à compressão se aproximou do concreto de referência, enquanto que a resistência à abrasão mostrou-se sempre melhor quando se usou entulho como agregado. Os resultados do trabalho permitiram concluir que o entulho pode ser utilizado como agregado, na confecção de concreto não estrutural destinados à infra-estrutura urbana.
1 Resíduo Utilizado
As amostras do resíduo de C&D utilizadas nesta pesquisa (Foto 1) foram coletadas na usina de reciclagem de entulho da cidade de Ribeirão Preto, SP. Realizou-se 4 amostragens (A, B, C, D) em dias, semanas e meses distintos, de forma a obter-se uma representatividade aceitável do resíduo. Foto 1 - Entulho processado pela usina de reciclagem de Ribeirão Preto
Apenas materiais como metal, vidro, papel e plástico (passíveis de uma segregação manual e não minuciosa) foram separados na linha de produção da usina. As coletas foram realizadas seguindo-se as prescrições da NBR 10007/ 87 - "Amostragem de Resíduos".
1.1 Caracterização qualitativa do resíduo utilizado
Esta análise, que