a uniao monetaria
Adopção de uma Moeda Única - Desafios e Oportunidades da Integração na SADC
Delimitação no Tempo e no Espaço
O tema será desenvolvido em torno do espaço geográfico ocupado pela região pelos Estados membros da SADC e no espaço temporal que vai desde o seu ano de criação à actualidade. Numa perspectiva futurista que visa avaliar as condições de aplicação desta mediada até ao ano de 2018.
ContextualizaçãoA unidade, a cooperação e integração foram durante todo o tempo o sonho de diversos nacionalistas Africanos. As estratégias de promoção de Desenvolvimento, sustentabilidade socioeconómica e a estabilidade política passam pela integração regional.O modelo de integridade da SADC baseia-se no modelo da União Europeia. O RISDP traçado de desenvolvimento da integração económica o progresso da zona do comércio livre em 2008, a união aduaneira em 2010, depois um mercado comum em 2015, seguida de uma União Aduaneira em 2016 e finalmente a introdução da Moeda Única. Justificativa
É importante analisar as mudanças que ocorrem na política económica e comercial da SADC, saber os benefícios, riscos e desafios das suas política e cenários para a maximização de ganhos com economia com a moeda única.ProblematizaçãoQuais são os desafios e oportunidades da adopção de uma moeda única na SADC?Questões de Pesquisa
Quais puderam ser as implicações da adopção da moeda única na SADC?
Que lição a SADC poderá tirar da zona euro em relação a implementação da moeda única?
Será possível alcançar a moeda única até 2018?
Os objectivos
Objectivo GeralCom esta pesquisa pretende-se verificar e analisar as condições de implementação da moeda única na zona de integração da SADC, bem como levantar os pontos fortes e fracos da implementação desta política de integração.
Objectivos EspecíficosLevantar factos que permitam avaliar o grau de aplicabilidade deste plano, por forma a inferir com clareza, se de facto a SADC esta em condições de alcançar este objectivo.
Avaliar