A Um Clique Do Saber
A educação do futuro agora – os cursos na internet vão mudar sua vida
Revista Veja – Edição 2341 – ano 46 – nº 40 – 02 de outubro de 2013
Este artigo trata de mais uma faceta da globalização: o ensino à distância; que começa a criar o que chamam de “sala de aula global”. Esta novidade é chamada de Moocs – Massive Open Online Courses, que são cursos disponibilizados online e muitas vezes gratuitos, por universidades de primeiríssimo time que acreditam que bom ensino não deve ser limitado à hora e local.
Desta forma muitas pessoas, antes sem condições de continuar os estudos, puderam voltar a estudar. Estima-se que mais de 15% dos estudantes universitários no Brasil, ou seja, um a cada seis alunos,, estudam na modalidade de ensino superior a distância, em que quase todas as atividades são online.
Estes alunos são divididos em três categorias: os estreantes no ensino superior, os que já portam diploma – mas que há muito não estudavam, e um terceiro grupo que a fim de melhorar seus conhecimentos aproveitam para estudar em instituições prestigiadas que estão na rede.
Muito se discute sobre a qualidade destes cursos, mas os que são ditos por melhores, são aqueles em que há freqüência de contato com o aluno, seja através de chats, fóruns ou ao vivo com o professor.
Nota-se também que o desempenho dos alunos surpreende. Segundo o MEC as notas dos alunos a distância são ligeiramente superiores às dos alunos do ensino tradicional. O especialista em tecnologias educacionais João Mattar observa que “a autonomia exigida em um curso a distância força o aluno a ganhar foco e eficiência”.
No que concerne ao mercado de trabalho, as empresas ainda não assimilaram estas mudanças e ainda não distinguem as diferenças de qualidade entre os cursos presencial e a distância, mas a julgar pela experiência dos países mais ricos este diferenciação está com os dias contatos.