A Tricologia O Ramo Da Medicina Que Trata Dos Pelos Ou Cabelos
Aspectos emocionais e comportamentais relacionados aos cabelos: Nas comunidades humanas, a estética é muito valorizada e, apesar de não apresentar importância maior para a sobrevivência humana, está diretamente ligado à cultura. Assinala diferenças sociais, profissionais, religiosas e posicionamentos políticos ligados à identidade pessoal.
Anatomia, histologia e fisiologia do couro cabeludo e dos cabelos: Será necessário revisar o estudo sobre a pele, pois é nela que se desenvolvem as estruturas responsáveis pela produção dos pelos e dos fios capilares.
Função da pele: Proteção contra agressões e agentes externos, como a radiação UV, poluição, agentes químicos. Absorção e secreção de líquidos, controle de temperatura, barreira à prova d’água, metabolismo de vitamina D, funções e sensoriais.
Estruturas acessórias da pele: Você se recorda de como é complexa a estrutura da pele? Composta por vários tipos celulares e estruturas interdependentes, que funcionam como uma barreira. Epiderme: Estrato córneo, estrato espinhoso, estrato granuloso e estrato basal. Camada basal - células matrizes e células proliferativas, que são células germinativas, que darão origem aos queratinócitos e melanócitos.
Renovação da Pele: Os queratinócitos sofrem alterações e, conforme passam de uma camada a outra, num processo de maturação, são eliminados. Na medida em que as camadas mais superficiais são eliminadas, as mais profundas (camada basal) são restauradas. O processo de renovação demanda um período de aproximadamente duas a três semanas. Derme: Além dos apêndices da epiderme. Vasos sanguíneos, nervos e componentes celulares contendo células matrizes, fibroblastos,