A tribo de Levi
Aprenderemos neste trabalho aqui proposto o que são os levitas, qual era sua importância nas atividades do tabernáculo, conheceremos a sua descendência, na qual é citado em Genesis 29; 34 “E concebeu outra vez, e teve um filho, dizendo: Agora esta vez se ajuntará meu marido comigo, porque três filhos lhe têm dado; por isso chamou o seu nome Levi”.
Quais eram os seus ofícios, direitos, deveres, funções na casa do senhor, e como foram chamados, escolhidos e separados por Deus para cargos importantes no meio que viviam naquela época, onde devido às peregrinações no deserto, peregrinações estas até então muita penosa que exigiam trabalhadores para manutenção e arrumação do tabernáculo.
Na qual citado em Números 1; 50 “Mas tu põe os levitas sobre o tabernáculo do testemunho, e sobre todos os seus vasos, e sobre tudo o que lhe pertence; eles levarão o tabernáculo e todos os seus vasos, eles o administrarão, e assentarão o seu arraial ao redor do tabernáculo.”.
Onde toda a responsabilidade do templo estava sobre a incumbência da tribo de Levi.
Na tradição judaica, um levita (em hebraico לֵוִי, hebraico moderno: Levi, e hebraico tiberiano: Lēwî que significa unido) é um membro da tribo de Levi.
Através disto podemos citar como surgiram os levitas, como já tido em hebraico moderno Levi, e em hebraico tiberiano que significa unido, no Antigo Testamento o povo de Israel eram formados por tribos e devido essas tribos os levitas eram descendentes da tribo de Levi que pela historia foi o terceiro filho do patriarca Jacó com Léia, onde Jacó teve doze filhos que representam às dozes tribos de Israel.
Sendo assim a tribo de Levi foi separada e escolhida por Deus para exercer o culto em Israel, onde começavam a servir no templo com de idade de vinte e cinco anos, Números (1; 24), tornando-se responsável em cuidar e zelar pelo tabernáculo, zelar pelos seus utensílios, montar e desmontar a tenda em outro lugar toda vez que precisavam