A transnacionalização da indústria de sementes no brasil
O livro: A Transnacionalização da Indústria de Sementes no Brasil é obra de autoria de dois renomados especialistas, o Prof. John Wilkinson e a doutoranda, engenheira agrônoma Pierina German Castelli, ambos vinculados ao Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da UFRRJ.
Na verdade, trata-se do resultado de uma pesquisa sobre a internacionalização da indústria de sementes no Brasil, coordenada pelo Prof. Wilkinson, e executada pela doutoranda Pierina Castelli, com o apoio financeiro da ActionAid, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, com sua matriz instalada na Inglaterra, cuja missão é apoiar esforços para a eliminação da pobreza e injustiça social na África, Ásia, América do Sul e Caribe.
Apresentado de forma didática, em três capítulos distintos, o livro em foco torna-se deveras acessível e prático, pois encerra, além das oportunas definições de termos (glossário e siglas utilizadas), dezenas de quadros e gráficos elucidativos do conteúdo desenvolvido, tudo respaldado por um apreciável volume de referência bibliográficas, que certamente serão úteis aos leitores que desejarem avançar na busca de mais e melhores informações relacionadas à temática abordada.
Ao se iniciar a leitura do livro, depara-se com a apresentação feita pela ActionAid Brasil, da qual destacamos o seguinte trecho: "Há algumas décadas o debate sobre a segurança alimentar era dominado pela noção de que a fome seria solucionada pelo aumento da produção de alimentos. Hoje, contudo, cada vez mais fica claro que a capacidade de acesso dos povos à alimentação tornou-se o elemento crucial. Segurança alimentar e nutricional significa garantir a todos o acesso a alimentos básicos de qualidade, em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades