A transformação dos ideais de masculinidade
Os ideais de masculinidade foram se transformando, sendo representados em meados do século XX por ícones hollywoodianos e do show-biz, como Marlon Brando e Elvis Presley, (Flocker, 2003, p.12- 13).
Atualmente, os homens estão cada vez mais vaidosos e exigentes em relação à sua saúde e imagem.
Segundo pesquisa realizada por Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) em três anos, o consumo de produtos de beleza exclusivos para o público masculino aumentou em 30% sendo que o setor de beleza masculina já apresenta uma fatia de aproximadamente 10% do mercado de cosméticos nacional.
Além do setor de cosméticos, outro setor apresenta grande aumento de procura pelo consumidor masculino, é o segmento de cirurgia plástica que, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os homens respondem por 20% da procura por uma consulta.
Segundo pesquisa realizada pelo instituto Kantar Worldpapel,com mais de 9 mil homens em 16 metrópoles da America latina,nos últimos anos, houve um crescimento de 25% em valor na busca por produtos exclusivamente masculinos.
Para (Gouveia, 2006) ,A aproximação do homem ao universo feminino tem como um dos ícones o estilo de vida e os hábitos de consumo definido como “metrossexualidade”, que designa o morador das metrópoles (“metro”), heterossexual, porém bastante vaidoso, interessado por moda e cosméticos, com forte senso estético.
Como conseqüência disso categorias que antes não tinha grande procura por parte do consumidor masculino começam a apresentar resultados relevantes nas pesquisas, como cremes para o corpo, produtos depilatórios e até mesmo tinturas para o cabelo. Os produtos tradicionais, como sabonete, desodorante e shampoo, ainda figuram como itens de cuidados pessoais mais utilizados, mas os produtos que apareciam apenas na lista feminina já apresentam números expressivos entre o sexo oposto. Segundo este mesmo estudo, realizado pelo instituto Kantar Worldpapel