A Transdu O De Sinais Refere
A transdução de sinais refere-se as transferências intracelulares de informação (ativação/inibição biológica) através de uma via de sinalização. Em cada sistema de transdução de sinal, um sinal de ativação/inibição proveniente de uma molécula biologicamente ativa (hormônio, neurotransmissor) é mediado, a partir da junção de um receptor/enzima, a um sistema de segundo mensageiro ou a um canal iônico. Tais transferências de informação desempenham um papel importante na ativação de funções celulares, bem como de diferenciação e proliferação das mesmas.
CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE TRANSDUÇÃO DE SINAIS
Especificidade: A molécula sinalizadora se encaixa no sítio de ligação do seu receptor complementar; outros sinais não se encaixam.
AMPLIFICAÇÃO: Quando enzimas ativam enzimas, o número de moléculas afetadas aumenta geometricamente em uma cascata de enzimas.
DESENSSIBILIZAÇÃO/ ADAPTAÇÃO: A ativação do receptor dispara o circuito de retro-alimentação que desativa o receptor ou o remove da superfície celular.
INTEGRAÇÃO: Quando dois sinais tem efeitos opostos sobre uma característica metabólica tal como a concentração de um segundo mensageiro X ou sobre o potencial de membrana Vm, o resultado regulador é conseqüência da integração de ambos os receptores.
ETAPAS DA TRANSDUÇÃO DE SINAIS
Sinal – Recepção – Transdução – Resposta.
TIPOS GERAIS DE TRANSDUTORES DE SINAIS
ABERTURA DO CANAL IÔNICO: Abre ou fecha em resposta à concentração do sinal ligante ou do potencial de membrana.
RECEPTOR ENZIMÁTICO: A ligação do ligante ao domínio extracelular estimula a atividade enzimática no domínio intracelular.
RECEPTOR SERPENTIANTE: A ligação do ligante externo no receptor ativa uma proteína de ligação ao GTP intracelular, que regula uma enzima que gera um mensageiro secundário intracelular.
RECEPTOR ESTERÓIDE: A ligação do esteróide a uma proteína nuclear receptora permite que o receptor regule a expressão de genes específicos.
CANAIS IÔNICOS