A trajetoria do serviço social no brasil
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL – CAPÍTULO II
PORTO VELHO-RO
2011
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL – CAPÍTULO II
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Serviço da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná. Orientadores: Adarly Rosana Goes, Sergio de Goes Barboza, Lisneia Rampazzo e Márcia Bastos.
PORTO VELHO
2011
RAICHELIS, Raquel. Legitimidade Popular e Poder Público. São Paulo. Cortez.1988. A Trajetória do Serviço Social no Brasil – Capítulo II
Neste capítulo II faremos uma viagem na trajetória histórica do Serviço Social no Brasil, seu desenvolvimento, origem e influências teóricas, buscando identificar elementos indispensáveis para a compreensão da utilização dos instrumentos, alicerçados numa perspectiva metodológica. O Serviço Social, enquanto profissão criada para cumprir determinadas tarefas na sociedade capitalista carrega no seu interior contradições e antagonismos que se explicitam na análise de sua trajetória histórica de prática com as classes sociais. Assumindo a atribuição de realizar a intermediação entre o poder institucional e a população.
O serviço social teve seu conhecimento a partir da segunda metade da década de 20 quando a Igreja católica assumiu o papel na chamada “questão social”. A Questão Social surgiu na Europa Ocidental do século XIX, designando o fenômeno de pobreza crescente entre os membros da classe operária.
Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a “Questão Social” pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade. As primeiras manifestações da “questão social” no Brasil se deram pela nova ordem produtiva e pelos trabalhadores tornando