A TICA PROTESTANTE E O ESP RITO DO CAPITALISMO
São Paulo: Companhia das Letras, 2004. WEBER, Max.
Apresentação
Weber usa a palavra ética para se pensar o capitalismo não como modo de produção e de vida, mas como ele se encontra no espírito de modo de vida das pessoas.
PARTE I – O PROBLEMA
Capítulo I – Confissão religiosa e estratificação social
Nas regiões de maior desenvolvimento na Alemanha, os empreendedores capitalistas concentravam o maior número de protestantes em questões demográficas. Seria isso uma coincidência?
Com a Reforma Protestante (RP), houve uma substituição de uma dominação esclesiástica cômoda que mal se fazia sentir na época, por ser pouco formal, por uma regulamentação muito séria e infinitamente incomoda no estilo de vida das pessoas, penetrando as esferas da vida doméstica e pública até os limites.
Calvinismo – forma mais insuportável de controle eclesiástico do indivíduo.
ÈÉ perceptível que os católicos não tem tanto interesse capitalista quanto os calvinistas. Exemplo: fábricas que absorvem muito menos católicos do que artesãos, devido aos artesãos católicos geralmente virarem mestres artesãos e seguirem carreiras a longo prazo. Já os calvinistas são absorvidos rapidamente pela indústria e constroem suas carreiras ascendendo itnernamente nas corporações.
+existe uma peculiaridade espiritual inculcada pela educação,pela origem religiosa e atmosfera da