A Terceiriza O E Seus Aspectos Legais
CURSO....................: CEAGR
DISCIPLINA.............: ASPECTOS JURÍDICOS DA EMPRESA
PROFESSOR...........: ANTONIO JACINTO CALEIRO PALMA
PERÍODO.................: NOTURNO - 2o. SEMESTRE / 2006
A TERCEIRIZAÇÃO NO BRASIL
ALUNO: EUGENIO BARRELLA NETO nº 174978
A Terceirização e Seus Aspectos Legais
A idéia de terceirização surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando as empresas produtoras de armamento bélico encontravam-se com sua capacidade produtiva sobrecarregada com o excesso de demanda e verificaram que poderiam transferir e delegar serviços a terceiros, que seriam contratados para dar suporte ao aumento da produção de uniformes militares, armas leves e pesadas, munição, navios, aviões, tanques de guerra etc.
Comenta-se que a terceirização de mão-de-obra de caráter temporário originou-se nos Estados Unidos da América do Norte, quando o advogado Winters, tendo necessidade de apresentar à Corte Suprema 120 laudas datilografadas e sua secretária encontrando-se doente, comentou o problema com um seu colega, que indicou uma antiga secretária, que já não mais exercia suas atividades, dedicando-se exclusivamente às atividades domésticas. Esta secretária decidiu aceitar a tarefa, ganhando, dessa forma, um dinheiro extra. Datilografou o recurso de 120 laudas, o qual foi entregue por Winters à Suprema Corte Americana, tempestivamente. Este causídico resolveu fundar uma empresa fornecedora de mão-de-obra temporária, objetivando realizar trabalhos inesperados e de curta duração, nascendo a Man Power, que atualmente possui mais de 500 escritórios distribuídos ao redor do Mundo.
Podemos constatar que a terceirização é uma opção que os empresários podem lançar mão, para melhorar e agilizar o desempenho de suas empresas dotando-as apenas da possibilidade de fazer aquilo que é sua especialidade. As empresas irão buscar