A Teoria Econômica
FACULDADE DE NUTRIÇÃO
DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO
CURSO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
A TEORIA ECONÔMICA
Disciplina: Economia Agroindustrial
Docente: Gerson Rodrigues da Silva Discente: Déborah Aguiar da Silva
Cuiabá – MT
2015
QUESTÕES SOBRE A TEORIA ECONÔMICA
T.1. Do que trata a economia? Perspectiva de Marshall e de Robbins.
T. 2 Tipologia da economia. A quantificação da realidade e as variáveis econômicas: Distinção entre variáveis quantificáveis e as realizações entre variáveis.
T.3 Preocupações do estudo da Economia. A ação econômica e seus principais condicionamentos. (ver gráfico).
T.4 Distinção/Semelhanças das duas abordagens: Micro e Macroeconomia.
T.5 O significado e as limitações da economia (item 1.6)
O conceito clássico é no polinômio: formação, acumulação, distribuição e consumo de riquezas, ou seja, a economia é o estudo do processo de produção, distribuição, circulação e consumo dos bens e serviços (riqueza). Por outro lado, no pensamento econômico neoclássico, a economia pode ser definida como a ciência das trocas ou das escolhas. A definição proposta pelo trinômio (recursos – necessidades – prioridades) de Lionel Robbins, a economia lidaria com o comportamento humano enquanto condicionado pela escassez dos recursos: a economia trata da relação entre fins e meios (escassos) disponíveis para atingi-los. Deste modo, o foco da ciência econômica consistiria em estudar os fluxos e meios da alocação de recursos para atingir determinado fim, qualquer que seja a natureza deste ultimo. Assim como o trinômio (riqueza – pobreza – bem-estar) de Alfred Marshall.
A economia, portanto, abrange apenas uma fração das ciências sociais, compete o estudo da ação econômica do homem, envolvendo essencialmente o processo de produção, a geração e apropriação da renda, o dispêndio e a acumulação. Tendo um caráter biunívoco das relações da economia com