A teoria do Capital Humano
323 palavras
2 páginas
Na década de 60 alguns economistas estavam tentando encontrar justificativas que explicassem o grande desenvolvimento em alguns países principalmente a Europa e o Japão,já que muitos deles perderam suas economias no decorrer da Segunda Guerra Mundial e se reestabeleceram em poucos anos com um índice muito alto de crescimento. Frederick Harbison e Charles Myers acreditavam que a taxa de crescimento eram inexplicáveis uma vez que o aumento de trabalho e capital era insuficiente para isso, por essa razão eles apontaram o motivo para um crescimento tão rápido, era o investimento na força de trabalho, ou seja, o Capital Humano que se tornara uma questão muito polêmica por um lado explicava tal crescimento econômico em alguns países na década de 80 onde se deu o nome de Tigres Asiáticos. Mas por outro lado não sabiam explicar o crescimento de alguns países latinos americanos, entre esses países estava o Brasil que na década de 60 e 70 não tiveram muitas evoluções nas estruturas educacionais.
Em 1996 o diretor geral da Unesco Frederico Maior recomendou que fosse investido 6% do PIB na educação ,pois disse ele que a sociedade que não se importa com a educação de seus filhos condena o futuro deles. Essa teoria afirma que os indivíduos so obtem conhecimento intelectual, habilidades e capacidades para exercer certos tipos de trabalhos em decorrência da educação que lhe foi proporcionada.
Quanto maior for a produtividade, maior se tornara a riqueza nacional que passa também ser a do trabalhador que recebera uma melhor remuneração, o país passa a apresentar uma dupla vantagem e com isso recebera um retorno social devido ao aumento de produção e também a recompensa individual por aumento de salário dos indivíduos instruídos. Se a industrialização conseguiu ofertar instrução a todos o maior lucro de tudo isso foram para os empresários capitalistas.