Trabalho Jorge Ricardo
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Faculdade de Educação
Analise dos Artigos
“Teoria do Capital Humano e a Relação Educação e Capitalismo”
“O capital humano como elemento estratégico na economia da sociedade do conhecimento sob a perspectiva da teoria do agir comunicativo”
Por
Fernanda C. Sousa Magalhães DRE: 107403438 Ivanildes Alves Parrião DRE: 111038009 Marilane Leonidio DRE: 110139852 Thais Cristine de Oliveira Santos DRE: 110110468
Rio de Janeiro, 2014
Trabalho solicitado pelo professor Jorge Ricardo para obtenção de nota da disciplina Educação e Trabalho, do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
1º Artigo analisado.
Sintese do Artigo: Teoria do Capital Humano e a Relação Educação e Capitalismo Edilaine Cristina da Silva, Prof. Edmilson Lenardão (Orientador)
O presente artigo busca explicitar a Teoria do Capital Humano, mostrando um breve histórico desta teoria, como esta se firma na educação nas últimas décadas e como expõe seus objetivos de forma mascarada para que possa servir aos interesses de mercado. Busca-se expor neste artigo que a educação sob a ótica da Teoria do Capital Humano torna-se uma ferramenta para a adaptação e dominação dos cidadãos. O artigo buscou mostrar que a Teoria do Capital Humano prega que o maior investimento na educação torna o indivíduo mais competente para concorrer no mercado de trabalho e que sua escolarização pode garantir uma posição melhor ou uma mobilidade social. Contudo, esta teoria deposita no indivíduo a responsabilidade por sua condição social. Esta teoria quando ressalta a questão da competência e da maior escolarização esconde as causas das injustiças sociais e ainda penaliza o indivíduo. A Teoria do Capital Humano tem por função mascarar a realidade e a desigualdade social existente e depositar na educação a chave para mudança social, no entanto,