A teoria do apego
Os Neurónios e o Potencial de Acção
Tanto neurónios sensoriais como neurónios motores, grandes ou pequenos, todos têm em comum uma base funcional eléctrica e química. Na regulação do sistema nervoso os neurónios tanto competem como cooperam uns com os outros, de modo semelhante ao papel dos indivíduos na sociedade cooperando ou competindo nas tomadas de decisão. Os sinais químicos que passam dos axónios para as dendrites são transformados em sinais eléctricos. Estes sinais são integrados (reforçando ou inibindo) com sinais eléctricos recebidos por todas as outras sinapses do neurónio e deste processo resulta a decisão final de enviar, ou não, o sinal através do axónio para a célula seguinte. Os potenciais eléctricos gerados são enviados pelo axónio até sinapses com dendrites do neurónio seguinte, onde o processo se repete.
Neurónio motor espinhal Célula piramidal Célula de Purkinje do cerebelo
Corpo celular Corpo celular Corpo celular Axónio Axónio Axónio
O neurónio é dinâmico
Como descrevemos no capítulo anterior, um neurónio é formado por dendrites, um corpo celular, um axónio e terminais sinápticos. Esta estrutura reflecte a sua divisão funcional em compartimentos especializados em receber, integrar e transmitir informação. De modo simples podemos dizer que as dendrites recebem, o corpo celular integra e os axónios transmitem a informação nervosa – este fluxo unidireccional de informação também é conhecido por polarização neuronal.
Dendrites Corpo celular Axónio Sinapse
Três tipos diferentes de neurónios Existem vários compartimentos no interior dos neurónios. Nestes compartimentos há proteínas que são fabricadas no corpo celular e transportadas ao longo do citosqueleto para todas as partes da célula, incluindo as dendrites. As espinhas dendríticas são pequenas protuberâncias das dendrites e constituem os principais locais de ligação com os axónios dos outros neurónios. As proteínas transportadas para as