A vida de david gale - filme
O personagem principal do filme, David Gale, interpretado pelo ator Kevin Spacey é um professor de Filosofia da Universidade do Texas (USA) e ativista em prol de um movimento contra a pena de morte no país. A história se baseia, então, em torno de Gale com certa ironia, já que o mesmo é condenado a morte após ser o principal culpado de um suposto homicídio.
David Gale é posto como o assassino de Constance Harraway – amiga do professor na luta contra a pena de morte – e é condenado a morte. No entanto, três dias antes de seu falecimento o ativista aciona a jornalista Elizabeth Bloom, que se caracteriza como uma profissional que garante a segurança de suas fontes.
Durante esse período ocorrem muitas revelações. Gale conta a historia de sua vida a jornalista, que fica perplexa em meio a tantos conflitos e começa a desconfiar sobre a veracidade das falas do professor. Todavia a trama se desenvolve e são expostas a ela vários fatos.
Tanto que ao termino do filme, Bloom passa a saber que não houve o homicídio, mas sim um suicídio de Constance. Gale, para mostrar a fragilidade da pena de morte nos Estados Unidos passa por toda essa situação e mostra a jornalista as provas que o livrariam do óbito.
Por fim, a realidade do filme é mostrar que não se trata de uma ironia do destino a condenação de David Gale, porém uma lição prática e moral de que há uma falha no sistema penal: A pena de morte.
INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO
CIÊNCIA POLÍTICA – NIRVIA RAVENA
TURMA 1DIM3
LUIZ ANDRÉ MORAES SANTOS JUNIOR
“A VIDA DE DAVID GALE”
BELÉM