Comentários do filme: "A Vida de David Gale"
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
CURSO DE DIREITO
DIREITO PENAL II
Acad: ...
COMENTÁRIOS AO FILME
“A VIDA DE DAVID GALE”
O filme retrata a vida de David Gale, um professor universitário que lutava contra a aplicação da pena de morte. Seus problemas começaram quando ele, depois de ter bebido, transou com uma aluna numa festa (e que posteriormente foi expulsa da faculdade), foi preso por estupro e a universidade decidiu pelo seu afastamento. A aluna retirou a queixa e mudou-se para outro
Estado, mas mesmo assim a sociedade não o perdoou, e para piorar, sua esposa pediu divórcio e ficou com o filho. Mesmo assim, tentou parar seu vício, o alcoolismo, e continuou militando contra a pena capital. No desenrolar da trama sua colega de trabalho, Constance, morre, e Gale é acusado de estuprala e mata-la, e é condenado, ironicamente, à pena de morte.
Na semana antes de sua execução, David concordou em dar entrevistas para uma jornalista, Elizabeth, dando sua versão sobre os fatos. Depois de inúmeras pesquisas e reviravoltas, descobre-se que não existe homicídio e estupro, e sim um complexo esquema para demonstrar a fragilidade da pena de morte. Constance havia se suicidado, e o sêmen encontrado nela foi decorrente de uma relação sexual entre ela e Gale na noite anterior. O suicídio foi filmado por um antigo funcionário da organização ativista, Dusty, sendo a fita entregue, com cortes, à jornalista. Elizabeth então descobriu que a fita original estava com Dusty, e corre para tentar parar a execução, mas não consegue chegar a tempo. Dias depois da execução ela recebeu uma encomenda do advogado de Gale, com a fita do suicídio, completa, onde mostra que Gale estava presente filmando o ato suicida e que, minutos após a morte de Constante ele encostou no saco plástico que envolvia a cabeça dela, propositalmente, deixando suas impressões digitais, para criar uma relação com o fato.
Com o filme podemos perceber a fragilidade da pena de morte. Um erro,
uma