a teoria de PIERRE BURDIER
330 palavras
2 páginas
A teoria de Pierre Bourdieu com o sistema educacional no Brasil: Até que ponto a teoria do autor se aplica à nossa realidade.A sociologia de Pierre Bourdieu, através da sua teoria, compreende que na escola preserva-se muito a origem social sobre os destinos escolares; as crianças cujos pais têm um poder aquisitivo maior, terão um desenvolvimento melhor, devido às “vantagens” que a posição social e financeira irão lhes proporcionar. Desta forma a escola funcionava, e funciona como uma produtora ou reprodutora dos padrões sociais, linguísticos e comportamentais das classes dominantes.
Segundo Pierre Bourdieu, Função da escola do sistema de ensino é servir de instrumento de legitimação das desigualdades sociais. Na verdade longe de ser libertadora, a escola é conservadora e mantém a dominação dos dominantes sobre as classes populares. Sendo assim um instrumento de reforço das desigualdades.
A grande contribuição de Bourdieu para compreensão sociológica da escola foi de ter ressaltado que esta instituição não é neutra. Formalmente a escola trataria todos de forma igual, assistiriam às mesmas aulas, seriam submetidos a mesmas formas de avaliações, portanto supostamente teriam as mesmas chances; na verdade alguns estariam numa condição mais favorável do que os outros para atenderem as exigências muitas vezes implícitas, da escola.
Bourdieu em seus escritos procurou questionar, nas sociedades de classes, temáticas que persegue muitos intelectuais: a compreensão de como e por que pequenos grupos de indivíduos conseguem ter os meios de dominação, criando visões do mundo onde todos os outros são quase que obrigados a se referir.
A cultura vem a ser um dos exemplos onde ficam bem evidentes a diferenças sociais e econômicas,onde os eventos frequentados são de acordo com a sua classe social, devido aos poder aquisitivo, pois determinados eventos são muitos caros, o que impossibilitam as classes menos favorecidas de terem acesso.
Por fim o que Pierre Bourdieu vem