A Teoria das Implicaturas e a Compreensão dos Implícitos em Linguagem Natural
RESUMO
O presente artigo tem como tópico a complexa noção de interpretação de sentença e interpretação de enunciado na linguagem natural, conceitos centrais em teorias semânticas e pragmáticas contemporâneas. Trata-se de uma apresentação teórica da Teoria das Implicaturas, de Paul Grice (1975; 1991), ilustrada pela análise de um diálogo de Luís Fernando Veríssimo e de seis slogans publicitários, que visa a explicitar a abordagem da significação dos implícitos na interface Linguística-Comunicação e na interface das disciplinas Semântica-Pragmática.
Palavras-chave: significação, comunicação, contexto.
ABSTRACT
This essay presents the complex notion of sentence and utterance interpretations in natural language, which is central in contemporary semantics and pragmatics theories. It is a theoretical study that presents the Paul Grice’s Theory of Implicatures (1975-1991), illustrated by the analysis of a Luís Fernando Veríssimo’s dialog and by six slogans, which aims to bring to light the approach of implicit meaning in the Linguistics-Communication and in the Semantics-Pragmatics interfaces.
Key-words: meaning, communication, context.
INTRODUÇÃO
Paul Grice é um dos autores mais estudados da Linguística nos últimos tempos em virtude de seu importante papel na construção da interface Semântica/Pragmática. Costa (2004) afirma que tem sido reconhecido o mérito histórico de Grice quanto ao tratamento da linguagem natural na interface. A maior contribuição de Grice (1975-1991), nesse sentido, foi o fato de ele organizar as inferências pragmáticas, ditas implicaturas, de forma a demonstrar a viabilidade de aplicação de uma semântica de base lógica aos aspectos comunicacionais da linguagem natural problemáticos para esse tratamento até então. Como exemplo, analisemos o seguinte diálogo:
1. (A) Mãe, preciso de dinheiro para viajar