A teoria da contingencia administrativa
Este trabalho tem por objetivo principal o desenvolvimento do tema :Teoria da Contingência Administrativa.
Nele serão abordadas as origens desta teoria e os pensadores que fizeram parte de sua construção.
Tópicos complementares como os desenhos organizacionais e estruturas organizacionais serão abordados de maneira geral tendo em vista melhor entendimento da teoria.
A análise das vantagens e desvantagens da teoria também serão citadas para que, ao fim desse trabalho, possa-se ter uma visão clara do que é a teoria da contingência administrativa e de como e em que circunstâncias ela pode ser aplicada nas empresas atuais.
1. TEORIA DA CONTINGÊNCIA
A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, refere-se a uma proposição que só pode ser conhecida pela experiência e pela evidência e não pela razão.
Contingência: s.f. Eventualidade, possibilidade de que algo aconteça ou não.
A teoria da contingência vai bem mais longe do que a teoria de sistemas quando aborda a problemática do ambiente. Na teoria da contingência as condições de ambiente é que causam transformações no interior das organizações. Ou seja, o ambiente explica o fenômeno organizacional. A abordagem contigencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnincas administrativas. Em vez de uma relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas.