História de roma
Situada na planície do Lácio, às margens do rio Tibre e próxima ao litoral (mar Tirreno), a cidade de Roma originou-se a partir da fusão de dois povos: os latinos e os estrucos. Os latinos eram poderosos comerciantes, fabricantes de tecidos e que praticavam a pirataria. Construíram na região do Lácio várias aldeias. Mas os etruscos tinham um espírito de expansão. Através disso, a aldeia romana foi transformada em cidade. Os etruscos foram responsáveis também pela primeira forma de governo em Roma: a monarquia.
Inicialmente uma aldeia pequena e pobre, numa data difícil de precisar Roma foi conquistada pelos seus vizinhos do norte, os etruscos, que dela fizeram uma verdadeira cidade. Os romanos eram também vizinhos dos gregos, que, ao sul, haviam criado a chamada Magna Grécia, onde habitavam desde a época da fundação de Roma.
Como os gregos, os romanos iniciaram sua história sob o regime monárquico (fundado por Rômulo, segundo a lenda), experimentaram a república e terminaram os seus dias sob o domínio de um império universal despótico e muito parecido com os modelos orientais.
O que há de mais interessante na História de Roma na atualidade é que ela é tão desconhecida quanto mal interpretada. Há muitos que pensam que os romanos eram apenas broncos violentos com ânsia de conquistar e há muitos que nem sequer sabem que em nossa “genética cultural” há tanta romanidade que nem podemos enumerar.
É importante destacar que Roma possui algumas características básicas. A primeira e mais visível é o fato de que quando tratamos de Roma tudo é superlativo, enorme. Roma conquistou toda a volta do mediterrâneo e não sem razão chamava esse mar de mare nostrum (nosso mar). Roma conquistou a Europa praticamente toda, tendo como fronteira a parte norte da Grã-Bretanha e a Alemanha. Roma, a cidade, chegou a ter mais de um milhão de habitantes por volta do século I d.C.
A segunda característica é que os romanos tinham uma visão bastante altiva de si mesmos,