Sabedoria de deus
Neste capítulo 3 de Efésios começa falando de um mistério que Deus não tinha dado a conhecer em outras gerações. E diz que esse mistério foi dado a conhecer a igreja por meio dos seus apóstolos e profetas.
No tempo em que o Senhor Jesus esteve na terra, o Pai trouxe à luz este mistério. Tirou-o do seu coração e mostrou aos homens. O primeiro a receber a revelação deste mistério foi Pedro em Cesárea de Filipo. Entretanto, quem alcançou um conhecimento mais profundo dele foi o apóstolo Paulo. Este mistério é o Senhor Jesus Cristo.
A multiforme Sabedoria
Aqui em Efésios 3:10, nos apresenta este mistério como a Sabedoria de Deus, a multiforme Sabedoria, que agora é dada a conhecer por meio da igreja aos principados e potestades. A Sabedoria de Deus é Cristo; portanto, o que se dá a conhecer por meio da igreja é o próprio Cristo. Cada vez que a igreja se reúne, dá testemunho e expressa o Senhor Jesus Cristo.
Aqui nos diz que a Sabedoria de Deus é multiforme. Quer dizer, Cristo tem muitas formas, e se expressa de muitas maneiras. Através da igreja, Cristo é mostrado de uma maneira preciosa. Cristo é tão grande, tão precioso, que ele não pode ser expresso só por uma ou duas pessoas. Necessita de toda a igreja para fazê-lo.
Por isso existem quatro evangelhos e não um. Porque um só evangelho não podia expressar tudo o que Cristo é. O evangelho de Mateus mostra Cristo como o rei. Marcos nos mostra ele como Servo. Lucas como o Filho do Homem. E João como o Filho de Deus. Ao unir todas estas quatro diferentes visões de Cristo, podemos ter um conhecimento mais completo do que ele é. Ele é Rei, mas também é Servo. Ou, dito de outra maneira, ele é um Rei humilde. É Homem e Deus, tal como nos mostram isso em Lucas e João. Parece uma contradição, mas não é; essa é a realidade de Cristo.
Como poderia um só homem mostrar esses diferentes aspectos de Cristo? É necessária a pluralidade para expressar a Cristo. Por isso, só a igreja, em sua