A TEMÁTICA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS E SUA REPRESENTAÇÃO NA SOCIEDADE
Neste trabalho serão apresentados os conceitos de cultura, indivíduo e sociedade, pontuando quatro momentos de alienação descritos na analise clássica de Marx no filme “A classe operaria vai ao paraíso”, que retrata a vida de um operário que se entrega totalmente ao ritmo desumano de produção, sendo hostilizado pelos colegas, militantes sindicais e família, sofrendo um grande desgaste físico e mental. Assim remetendo a teoria do valor-trabalho de Marx.
Em outro ponto do trabalho, será demonstrado o descaso da população que tem mais recursos para com aqueles que têm menos, como é retratado nos documentários “Ilha das Flores” e “O morro do Bumba”, apontando a falta de humanidade e finalizando com as questões socioambientais.
CULTURA, INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Pode-se definir cultura como sendo um conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc.
Individuo é um conceito de definição de um sujeito singular, particular. É a unidade que compõe um grupo. O individuo ou ser individual significa o portador ou sujeito concreto de uma essência em sua peculiaridade não comunicável, p. ex: este pinheiro ou este homem Pedro. O universal ou a essência se opõe ao indivíduo, que abstrai de todo sujeito determinado e como tal é comunicável a vários sujeitos. Somente o indivíduo tem real existência, ao passo que o universal, enquanto tal, só se elabora no pensamento conceptual. Na língua, indivíduo significa etimologicamente o indiviso, denotando uma unidade essencialmente indivisível. De indivíduo deriva individuação, termo que designa a determinabilidade individual, ou seja, aquilo que faz que este indivíduo seja