A telefonia movel e sua gerações
Introdução
Nas últimas semanas a mídia provocou verdadeiro alvoroço ao noticiar que a Apple Inc. (aquela dos Macs e iPod) estaria lançando seu primeiro telefone celular o iPhone, para quem já acompanha as tendências de tecnologia sabe que qualquer lançamento da Apple é garantia de revolução.Porém pelos mais afoitos o anúncio feito pelo próprio CEO da empresa o Sr. Steve Jobs o iPhone não é como esperado, seja pela ausência de recursos ou pelo preço "salgado".
Mas e você, sabe realmente do que seu celular é capaz ? Calcula-se que aproximadamente 100 milhões de brasileiros possuem aparelho celular, no entanto, a grande maioria utiliza apenas o recurso mais primitivos desse dispositivo que é realizar e receber chamadas.
O objetivo deste trabalho é justamente abordar de forma simples porém ampla os diversos tipos de aparelhos, suas tecnologias e algumas de suas características mas como tudo na vida tem um início comecemos pela história do aparelho celular.
História
A primeira ligação de um telefone celular foi realizada em Nova York no dia 3 de Abril de 1973 pelo pesquisador da Motorola Martin Cooper de uma esquisa no centro da cidade.O aparelho pesava aproximadamente 1Kg e media 25x7cm, sua bateria possuia autonomia de apenas 20 minutos de conversação mas aquele momento se tornaria um marco no avanço das Telecomunicações que afetaria completamente a forma com o qual as pessoas se comunicam.
A idéia de se comunicar em pontos remotos e de forma autônoma, ou seja, mobilidade, é muito antiga e foi empregada bem antes da idealização do telefone celular. Há mais de 100 anos o homem já desfruta da comunicação pelas ondas de Rádio Frequência e embora a invenção do rádio esteja associada ao italiano Guglielmo Marconi, de fato o primeiro homem a transmitir a voz humana por ondas de rádio foi um "Padre Brasileiro".
Bem a frente de seu tempo, de família humilde porém dotado de extrema genialide e