Os padrões de telefonia celular: Do início ao 4G
Resumo 3
Introdução 3
Conceito 4
Historia 4
Gerações 5
Primeira geração 5
Segunda geração 5
Segunda geração e meia 6
Terceira geração 6
Quarta geração 7
Conclusão 7
Referências 8
Resumo
A intenção deste documento é proporcionar um conhecimento básico sobre os padrões de telefonia celular. Envolvendo características, suas aplicações e tendências.
Introdução
Com o rápido avanço das telecomunicações no país, principalmente alavancadas pela privatização da estatal de telefonia, uma miscelânea de siglas e termos passou a fazer parte do dia a dia do brasileiro, proporcionando até mesmo uma confusão e desnorteamento. Através da leitura desse trabalho, será possível obter um nível de conhecimento suficiente para esclarecer essa babel de tecnologias de forma imparcial e não tendenciosa como as campanhas publicitárias das operadoras de telefonia.
O primeiro capítulo explica o princípio básico de funcionamento da telefonia móvel de forma simplificada. Já no capítulo seguinte, um pouco da história do surgimento e aplicação. Em seguida, a evolução tecnológica da telefonia móvel é abordada geração a geração.
Conceito
“Serviço móvel celular é o serviço de telecomunicações móvel terrestre, aberto à correspondência pública, que utiliza sistema de radiocomunicações com técnica celular, interconectado à rede pública de telecomunicações, e acessado por meio de terminais portáteis, transportáveis ou veiculares, de uso individual”.
Segundo a Agencia Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
O funcionamento da Telefonia Móvel baseia-se na divisão da área a ser coberta em áreas menores chamadas de células. Cada área é coberta por um transmissor de baixa potência chamado de Estação Rádio Base (ERB), cuja função é atender a demanda originada pelos usuários que estão dentro da sua área de cobertura. Cada ERB está conectada a uma Central de Comutação e Controle (CCC) que está conectada à Rede Pública de telefonia. A CCC é responsável pela interligação e controle de várias ERBs,