Treinamento de brigada de abandono
1.1. Introdução
“O fogo foi inventado na era pré-histórica, e o homem aprendeu a se defender, ao longo dos anos novas tecnologias foram surgindo e novos processos de fabricação e novos tipos de materiais causam o surgimento de novos riscos, e a proteção deve evoluir no mesmo ritmo.”
Leandro A. Graton.
O plano de evacuação de uma forma geral tem por objetivo minimizar e prevenir, o máximo possível acidentes pessoais e danos na propriedade da empresa e áreas vizinha. É a eficiência de uma evacuação que delimitará as perdas humanas principalmente em edifícios em altura e hospitais. Deve-se levar em consideração que na hora de um sinistro o principal inimigo que se tem é o pânico. Quanto mais preparadas às pessoas estiverem para enfrentar uma situação de emergência, maiores as chances de se salvarem. Infelizmente só começamos a nos dar conta disso depois de termos vivenciando várias tragédias como a do Edifício Joelma no qual morreram mais de 180 pessoas e com mais de 300 feridos e a do Edifício Andrauss que morreram 16 pessoas e com 345 feridos. Ainda assim se faz muito tímida esta conscientização das pessoas e das organizações no sentido de que todos devemos estar preparados para eventualidades. Existe sempre aquela mentalidade de que comigo nãoacontece e no geral este tipo de preocupação vai ficando para 2°ou 3°plano.
1.2. Porque devemos ter um bom planejamento?
Num desastre as comunicações podem ser interrompidas e as condições podem ser caóticas, por isso o objetivo de um plano de controle de desastre deve ser o de desenvolver o planejamento que permitirá aos responsáveis pela empresa, durante uma situação de emergência, se concentrarem mais na solução dos problemas prioritários do que na tentativa de por alguma ordem ao caos.
1.3. Objetivos do Trabalho:
Este trabalho tem por objetivo demonstrar a importância de uma boa organização e um bom planejamento, sistematizando tecnicamente os planos de evacuação em especial as rotas de fuga, a fim de